domingo, 17 de novembro de 2013

"Eu escolhi a vida": As Horas, Mrs. Dalloway e o jogo entre a vida e a morte



Virginia Woolf, umas das integrantes com maior destaque no Bloomsbury Group, formado por sua irmã Vanessa Stephen, o irmão Adrian, além de  críticos de arte,  pintores e intelectuais  como Clive Bell, Roger Fry – que biografaria em 1940 -, Lytton Stratchey, E. M. Foster e Leornard Woolf, revolucionou a escrita modernista e tem seu nome evidenciado ao lado de Joyce e Proust.
Dona de uma escrita peculiar e jamais superada, como assinala Bloom, Woolf não tem concorrentes entre as romancistas, mesmo meio século após sua morte. Entre suas obras mais famosas – além da que será tema principal nessa comunicação - poderíamos citar Orlando (1928), As ondas (1931), e Entre os atos – no qual podemos ver as claras influências de Shakespeare – publicado postumamente, após seu suicídio em 1941. Difícil seria escolher uma obra, todas são igualmente insuperáveis.
Após inúmeras crises de depressão, Virginia encheu o bolso de pedras e se afundou nas águas do Rio Ouse deixando ao marido uma famosa carta que dizia que suas crises haviam aumentado e não conseguia mais se concentrar sequer para escrever. Blanchot nos lembra de quando o demônio interpelou o jovem Goethe imediatamente quando começou a escrita, afirmando que o escritor é submetido a uma vergonha prévia sempre esperando o que dirão a crítica e seus amigos. Em O livro por vir, afirma:
“Compreendemos melhor, agora, as palavras do jovem Goethe: ‘Para mim não há chance de acabar bem’, certeza que o acompanha durante toda a sua juventude, até o dia em que descobre a potência demoníaca cujo acordo deve protegê-lo, pensa ele, contra o medo de se perder. Essa potência  o protegeu, de fato, mas começou então a infidelidade a ele mesmo, e a gloriosa decadência  à qual Virginia Woolf preferiu escapar afundando.” (BLANCHOT, 2005: 151-152)

Sem mais solilóquio, dando continuidade ao segundo semestre desse ano “Novas histórias, do fio ao fim: tessituras da morte nas tramas literárias” contaremos agora com a presença da Professora Priscila Piazentini Vieira com a comunicação intitulada "Eu escolhi a vida": As Horas, Mrs. Dalloway e o jogo entre a vida e a morte.
O link com o livro pode ser acessado aqui, e caso você ainda não tenha visto o trailer do filme dirigido por Stephen Daldry é só clicar. Vale lembrar que o filme conta com a participação de Nicole Kidman – interpretação que deu a ela o Oscar de Melhor Atriz (2003) – como Virginia Woolf, além de Meryl Streep como Clarissa Vaughn, e Julianne Moore  como Laura Brown; e foi baseado no livro de Michael Cunningham. E aí, vai perder?

19 de novembro, terça-feira

14:00, sala 1H55, Bloco H! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário